Falências no Japão aumentam 30% no ano fiscal de 2023, mostra pesquisa

As falências aumentaram principalmente entre pequenas e médias empresas

Uma pesquisa revelou que o número de falências entre empresas com dívidas de pelo menos 10 milhões de ienes em 2023 aumentou 31,5% em relação ao período anterior, segundo a Tokyo Shoko Research. O percentual representa 9.053 pedidos de falência, superando a marca de 9.000 pela primeira vez em nove anos, publicou a Jiji Press.

No ano fiscal de 2023, encerrado em março, as falências aumentaram principalmente entre pequenas e médias empresas, as quais tiveram que aumentar seus preços para fazer frente aos custos elevados das matérias-primas.

O número de empresas que faliram após utilizarem um programa de alívio durante a pandemia de COVID-19, que oferecia empréstimos praticamente sem juros e sem garantias, aumentou 14,3%, para um recorde de 622.

Já as falências causadas pelo aumento dos preços tiveram uma alta de 1,7 vez, totalizando 684.

Os setores com mais empresas falidas no período foram o de construção civil, com 1.777 casos, um aumento de 39,4%. Outro foi o setor de serviços, com 3.028 falências, um aumento de 34,8%

No setor de transportes, as falências totalizaram 441, ou 25,6% em comparação com o ano anterior.

O passivo total deixado por empresas falidas aumentou 5,9%, para 2,463 biliões de ienes, ultrapassando os 2 biliões de ienes pelo segundo ano consecutivo.

Só em março, as falências aumentaram 11,9%, para 906, com passivos totalizando ¥ 142,2 bilhões.

A Tokyo Shoko Research estima que o número de falências pode aumentar após o verão, diante da decisão do Banco do Japão de encerrar sua política de taxa de juros negativa em março.
Fonte: Alternativa

Sobre Emprego no Japão

Criado para disponibilizar informações sobre vagas de emprego no Japão para as pessoas que estão no Brasil e ao pessoal do Japão que porventura percam seu emprego. Entre em contato conosco. contato@empregonojapao.com.br Vaga no Japão
Esse post foi publicado em economia japonesa, Empresas japonesas e marcado . Guardar link permanente.

Deixe um comentário