Banco do Japão pode lançar estímulos para ajudar empresas atingidas por vírus

O BOJ criou um programa para auxiliar o financiamento de pequenas e médias empresas

banco do japao2
O Banco do Japão está considerando tomar medidas adicionais de estímulo monetário na próxima semana, à medida que o surto de coronavírus continua a corroer a economia, informaram a Jiji Press e Kyodo News.

Em um movimento incomum, o banco central provavelmente lançará estímulos adicionais pelo segundo mês consecutivo quando o Conselho de Políticas do BOJ se reunir na segunda-feira, disseram fontes.

As medidas que podem ser adotadas incluem a expansão imediata da compra de títulos corporativos e papel comercial para ajudar a melhorar o financiamento das empresas.

A receita corporativa está afundando com a queda na atividade econômica. O golpe foi especialmente notável depois que o governo expandiu o estado de emergência da crise do COVID-19 para todo o país em 16 de abril.

O BOJ acha que precisa fazer mais para apoiar as empresas, porque muitas estão enfrentando a necessidade de obter dinheiro à medida que suas situações pioram, disseram as fontes.

Estímulo de emergência do Japão chega a 117 trilhões de ienes à medida que a crise do vírus se aprofunda.

Também se pode considerar a expansão de um programa para conceder empréstimos com juros baixos a instituições financeiras que apoiam financiamento corporativo, disseram as fontes.

A reunião de dois dias do Conselho de Políticas estava agendada para começar na segunda-feira, mas o banco decidiu reduzi-la para um dia, como medida preventiva contra o coronavírus. A mudança foi anunciada na quinta-feira.

Na reunião anterior, realizada em 16 de março, o BOJ decidiu aumentar as compras de fundos negociados em bolsa, títulos corporativos e papel comercial em ¥ 2 trilhões (US $ 19 bilhões) até o final de setembro.

O BOJ também criou um programa para auxiliar o financiamento de pequenas e médias empresas.

O Federal Reserve dos EUA e outros bancos centrais também estão se mobilizando para obter assistência financeira corporativa.

O BOJ espera ajudar as empresas a garantir fundos mais facilmente, à medida que as preocupações se aprofundam sobre as consequências econômicas do vírus mortal.

Espera-se também discutir medidas para aumentar os empréstimos a instituições financeiras e ajudá-los a emprestar a empresas, aceitando uma gama mais ampla de garantias, disseram as fontes.

Em março, o banco central decidiu conceder empréstimos de um ano sem juros para instituições financeiras contra dívidas corporativas no valor de cerca de ¥ 8 trilhões em garantia.

O BOJ deve manter sua taxa de juros de curto prazo inalterada em menos de 0,1%, segundo as fontes.

Como a disseminação do vírus e a subsequente interrupção dos negócios lançaram uma sombra sobre as perspectivas econômicas globais, alguns analistas são simpáticos às preocupações do BOJ, dizendo que a política monetária tem limitações inerentes e é improvável que ofereça uma solução fundamental para uma epidemia.

“Não acho que haja ferramentas políticas que o BOJ possa usar nesse caso, pois a causa principal é o próprio vírus”, disse Hiroaki Kuramochi, analista de mercado da Capital Partners Securities Co.

As ações de Tóquio ganharam terreno imediatamente após o anúncio do BOJ de flexibilização adicional em março. Mas o rali logo perdeu força, com o índice de referência Nikkei caindo 2,5 por cento em 17.002,04, seu menor fechamento em mais de três anos.

As compras maciças de títulos e outros ativos podem expor o BOJ ao risco de perdas latentes.

“O BOJ deve deixar as questões do mercado para o mercado”, disse Shingo Ide, estrategista-chefe de ações do NLI Research Institute.

“O impacto de uma política monetária adicional é limitado na situação atual”, acrescentou Ido. “Deve ser coordenado com a política fiscal e os esforços médicos para conter a doença.”
Fonte: Alternativa

Sobre Emprego no Japão

Disponibilizamos vagas de emprego no Japão.
Esse post foi publicado em Banco do Japão, economia japonesa, Japão e marcado , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s