Japão aprova esboço que aumenta idade de início da aposentadoria para depois dos 70 anos

Medida opcional motivaria os idosos saudáveis a continuar trabalhandoaposentadoria no japaoO governo japonês aprovou nesta sexta-feira (16) o esboço de um projeto que aumentaria para 70 anos ou mais a idade opcional para começar a receber a aposentadoria, em um esforço para enfrentar a escassez de mão de obra em função da queda da taxa de natalidade e do envelhecimento da sociedade.

Segundo a agência de notícias Kyodo, o Ministério da Saúde vai considerar a revisão das leis relacionadas no ano fiscal de 2020, de modo a encorajar as pessoas com mais de 60 anos a continuar trabalhando.

O esboço observou que os idosos são fisicamente mais saudáveis ​​do que antigamente e que eles estão altamente motivados para continuar trabalhando ou participar de atividades comunitárias.

O governo irá rever a “padronização dos estágios de vida de acordo com as categorias de idade”, disse o resumo. Quanto mais tarde a aposentadoria for concedida, maior será o valor pago.

O primeiro-ministro Shinzo Abe participou de uma reunião sobre a questão nesta sexta-feira. “O êxodo nas áreas rurais é esperado à medida que o ritmo do envelhecimento aumenta. É importante construir uma sociedade onde as pessoas de todas as gerações possam participar amplamente e ativamente”, disse.

Atualmente, uma pessoa pode receber aposentadoria em qualquer etapa entre 60 e 70 anos. Se um trabalhador optar por começar a receber a pensão após o seu 65º aniversário, os pagamentos mensais aumentam. Mas o esquema não é amplamente utilizado.

O governo parece apoiar empresas que aumentam a idade de aposentadoria ou estendem o emprego pós-aposentadoria e vai considerar o fornecimento de medidas de apoio para as pessoas que iniciam seus próprios negócios e promovam o teletrabalho.

O governo também apoiará o desenvolvimento de tecnologias avançadas, como sistemas automáticos de condução e uso de robôs na área de enfermagem para ajudar os idosos a trabalhar.

O esboço, que é revisado a cada cinco anos, também estabeleceu alvos numéricos específicos. O objetivo é aumentar a taxa de emprego das pessoas entre 60 e 64 anos para 67 por cento em 2020, ante os atuais 63,6 por cento.
Fonte: Alternativa

Anúncios

Sobre Emprego no Japão

Disponibilizamos vagas de emprego no Japão.
Esse post foi publicado em Japão, Primeiro ministro japonês e marcado , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s