Executivo japonês defende regras mais frouxas para estrangeiros na indústria e construção

Akio Mimura considerou “grave” a falta de mão de obra no país
Akio Mimura
O executivo e presidente da Câmara de Comércio e Indústria do Japão (JCCI), Akio Mimura, decidiu enviar ao governo japonês uma carta opinativa que pede a ampliação da atuação de mão de obra estrangeira no país.

Mimura, que já atuou como presidente da empresa de aço Nippon Steel & Sumitomo Metal, participou de uma coletiva de imprensa na quinta-feira (16), para explicar as ideias que serão sugeridas às autoridades do governo.

Segundo reportagem da NHK, Mimura defende um afrouxamento de regras que limitam a atuação dos estrangeiros residentes no país. Os técnicos e trabalhadores mais qualificados, por exemplo, estão proibidos de atuar em áreas de construção e produção, que precisam urgentemente de mais mão de obra.

“A falta de mão de obra é crescente e vem causando grandes problemas para a indústria. Não é uma situação que possa ser resolvida apenas com a maior atuação de mulheres e idosos”, explicou.

O executivo ressaltou ainda que 40% da mão de obra estrangeira é formada por estudantes de intercâmbio e estagiários. “A indústria encontra obstáculos para contratar os estrangeiros que possuem condições de suprir essa necessidade. É preciso ampliar as possibilidades de atuação”, defendeu.

A principal ideia de Mimura é ampliar a atuação dos estagiários e criar medidas para que a cultura e os costumes dos trabalhadores estrangeiros sejam melhor compreendidos.

No entanto, o programa de estágios do governo já vem enfrentando queixas e críticas relacionadas a exploração dos estagiários como mão de obra barata. A ampliação da atuação legal em setores de trabalho pode trazer ainda mais problemas para este sistema.

Os participantes do programa são, em sua maioria, cidadãos de países asiáticos que vem ao Japão aprender uma nova atividade laboral. No entanto, há inúmeras reclamações relacionadas a exploração, pagamentos baixos e péssimas condições de trabalho.
Fonte: Alternativa

Anúncios

Sobre Emprego no Japão

Disponibilizamos vagas de emprego no Japão.
Esse post foi publicado em Japão e marcado , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s