Japão quer flexibilizar idade de início da aposentadoria para até 75 anos

Ideia é permitir que idosos se aposentem mais tarde para ganhar mais

aposentadoria japao
O Gabinete Oficial do governo japonês sediou uma reunião informal com especialistas para discutir as possibilidades de criação de um sistema capaz de adiar ainda mais o recebimento da aposentadoria.

A reunião não envolveu os setores do governo responsável pelo sistema de previdência e nenhuma medida será tomada em um curto prazo.

Porém, a lei sofre alterações a cada cinco anos com base nos indicadores relacionados ao envelhecimento populacional. Segundo reportagem do jornal Asahi, a ideia pode ser levada adiante e até concretizada em alguns anos.

Por enquanto, autoridades do governo apenas ouviram a opinião de especialistas, como o economista Atsushi Seike, que disse que a ideia de permitir o adiantamento da aposentadoria é válida.

Atualmente, a idade média para começar a ganhar o benefício é de 65 anos. No entanto, idosos podem optar pelo início do recebimento entre os 60 e 70 anos. Quem escolhesse se aposentar depois dos 70 anos teria um acréscimo de 42% no valor recebido.

A ideia principal é flexibilizar ainda mais esse sistema, permitindo que os idosos escolham se aposentar com 75 anos. Representantes do governo disseram que o sistema irá apoiar os idosos saudáveis, que possuem condições de trabalhar por mais tempo.

Quanto mais tarde a aposentadoria for concedida, maior será o valor pago. Apesar deste sistema já existir de forma limitada, são poucos os idosos que aderem.

Dados do Ministério da Saúde mostram que, em 2015, apenas 1,4% dos idosos que receberam o benefício escolheu se aposentar depois dos 65 anos.

A reunião concluiu que este sistema é pouco conhecido e que o governo deve unir esforços para que as propostas de adiantamento da aposentadoria cheguem aos idosos que estão na idade de receber o benefício.
Fonte: Alternativa

Anúncios

Sobre Emprego no Japão

Disponibilizamos vagas de emprego no Japão.
Esse post foi publicado em Japão e marcado , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s