Empresas japonesas de médio porte planejam adquirir robôs para compensar falta de mão de obra

País tenta lidar com uma população em declínio e em rápido envelhecimento

robos para mao de obra
Desesperadas para suprir a crescente escassez de mão de obra do Japão, empresas de médio porte estão planejando adquirir robôs e outros equipamentos para automatizar uma ampla gama de tarefas, incluindo fabricação, terraplenagem e serviço de quarto de hotel. As informações são do jornal Japan Today.

De acordo com uma pesquisa do Banco do Japão, as empresas com capital social de ¥100 milhões a ¥1 bilhão planejam impulsionar o investimento no ano fiscal que começou em abril em 17,5%, o maior nível já registrado.

Não ficou claro o quanto isso está sendo gasto em automação, mas as empresas que vendem esses equipamentos afirmam que os pedidos estão crescendo e o governo japonês diz que vê uma maior proporção de investimento sendo dedicado para aumentar a eficiência. A receita em muitos dos fabricantes de robôs do Japão também subiu no período de janeiro a março pela primeira vez em vários trimestres.

“A parcela das despesas de capital destinadas ao aumento da eficiência está crescendo devido à escassez de trabalhadores”, disse Seiichiro Inoue, diretor do departamento de política industrial do Ministério da Economia, Comércio e Indústria.

O Japão tenta lidar com uma população em declínio e em rápido envelhecimento. A automatização poderia ajudar os fabricantes de equipamentos, elevar a baixa produtividade do país e impulsionar o crescimento econômico.

O governo prevê que o investimento em equipamentos que substituem mão de obra vai subir neste ano fiscal, disse Inoue.

A forma como o Japão lida com o envelhecimento da população proporcionará lições críticas para outras sociedades com o mesmo problema, incluindo a China e a Coreia do Sul, que terão de lidar com desafios semelhantes nos próximos anos.

“Mais de 90% das empresas japonesas são de pequeno ou médio porte, mas a maioria não está usando robôs”, disse Yasuhiko Hashimoto, que trabalha na divisão de robôs da Kawasaki Heavy Industries. “Estamos lançando aplicações e pacotes de produtos para atingir essas empresas.”

Entre esses produtos está um robô de dois braços e 170 centímetros de altura. Kawasaki diz que está vendendo bem porque pode ser adaptado para uma variedade de usos industriais por fabricantes de eletrônicos, processadores de alimentos e empresas farmacêuticas.
Fonte: Alternativa

Anúncios

Sobre Emprego no Japão

Disponibilizamos vagas de emprego no Japão.
Esse post foi publicado em Empresas japonesas, Japão e marcado , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s