Economia japonesa reage e influencia nos preços aos consumidores

Computadores e peças de vestuários foram os produtos que registram maior aumento

Economia japonesa reage e influencia nos preços aos consumidoresO aumento anual de 0,4% no núcleo do índice de preços ao consumidor do Japão para junho é a mais recente indicação de que o país está finalmente saindo de deflação. No entanto, essa reação da inflação, incentiva mais investimento de capital, que por sua vez leva ao aumento dos salários e aumentos de preços de forma indescritível.

Os dados do Núcleo da CPI do governo mostra que os preços dos bens de consumo duráveis, como TVs e PCs, caíram mais moderadamente em junho, ajudado por gastos pessoais mais fortes em meio ao iene mais fraco e os preços das ações mais elevadas, informou o diário econômico Nikkei.

Ainda assim, os preços caíram mais de metade dos itens abordados na pesquisa. Isso é em grande parte porque o aumento das taxas de energia elétrica e os preços da gasolina estão a atenuar o apetite dos consumidores a um certo grau, que por sua vez está segurando os preços para baixo.

O IPC de junho registrou um pequeno aumento e é parcialmente atribuído a uma desaceleração dos preços para produtos digitais. A queda dos preços de produtos digitais foram vistas como um fator-chave para conduzir a deflação. Os preços dos computadores de mesa subiu 21% em relação ao ano passado, os notebooks subiram pelo segundo mês consecutivo. Os preços de câmeras digitais continuaram a cair, mas o ritmo de declínio desacelerou para um dígito.

No entanto, estes sinais de melhora não contam toda a história. Embora os varejistas pararam de baixar os preços de PCs, as vendas de computadores têm sido fracas nos últimos meses, porque as pessoas estão cada vez mais consumindo computadores tablet. Isto sugere que o Japão ainda não está em uma situação onde um equilíbrio entre oferta e demanda faz impulsionar os produtos para preços globais.

As peças de vestuário tiveram aumento de preços e ao mesmo tempo, os salários em grande parte seguem estáveis. Assim ainda fica visível que falta um grande impulso na economia interna, já que há sinais de que os preços globais são mais elevados, apesar da volatilidade dos preços de energia e produtos digitais.
Fonte: IPC Digital

Anúncios

Sobre Emprego no Japão

Disponibilizamos vagas de emprego no Japão.
Esse post foi publicado em economia japonesa e marcado . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s